Por Raquel Torres

Dicas para uma Moderação de Grupo Focal bem-sucedida

A execução de grupos focais de sucesso requer um ótimo moderador, que possa fazer emergir o melhor dos participantes, garantindo a obtenção das informações que se está procurando. Contudo, ser um moderador de grupo focal requer um conjunto de habilidades específicas, além de, claro, ser uma pessoa empática! Com o intuito de contribuir positivamente na aplicação desta técnica de pesquisa qualitativa largamente utilizada, principalmente para estudos sociais e de mercado, abaixo seguem as principais dicas para uma moderação de grupo focal bem sucedida.

1- Desenvolva suas habilidades: antes de assumir o papel de moderador, é necessário desenvolver a capacidade de extrair respostas informativas de uma gama de pessoas em tempo hábil. Para isso, habilidades de escuta, flexibilidade, gerenciamento do tempo e organização são extremamente importantes para um moderador de sucesso. Mas é preciso ir além: desenvolva sua habilidade interpessoal e de liderança, aprimore sua comunicação verbal e escrita, treine sua habilidade em fazer suposições inteligentes, sucintas e conceituais e aprenda a contar uma história atraente a partir de insights qualitativos. 

2- Desenvolva um guia de entrevista, mas não fique preso a ele: primeiramente, você precisa de um guia de discussão sólido, um plano e uma estrutura de tempo para as perguntas que fará, pois isso o ajudará a manter o grupo no caminho certo para o seu tempo disponível. No entanto, apesar de as perguntas começarem de modo geral e, em seguida, ficarem mais específicas à medida que a sessão progride, é importante ficar atento às verbalizações dos participantes e estar pronto para intervir a qualquer momento acerca de determinada fala interessante para o estudo. Neste sentido, o guia deve servir como um norte e não um roteiro a ser seguido à risca. Agindo assim, você evitará a inibição de achados importantes e tampouco incorrerá na redundância de voltar em algum assunto previamente abordado por algum participante antecipadamente ao cronograma do guia. Lembre-se que a fluidez da dinâmica estabelecida em cada grupo é única. Deve-se sim buscar, na medida do possível, a aderência ao guia de discussão delineado, mas isso não pode ser impeditivo de ideias inusitadas ao longo da sessão! Um bom moderador jamais será confundido com um "leitor" de roteiro. 

3- Crie um ambiente descontraído: é importante ajudar os participantes a se sentirem à vontade de forma imediata, estabelecendo uma atmosfera amigável e leve, independente do tema a ser investigado. Receba pessoalmente os participantes na entrada da sala, cumprimente cada um e, ao iniciar a sessão, estabeleça uma introdução clara, onde a primeira frase seja sempre para saudar e agradecer a presença dos entrevistados. Mostre o quanto a participação dos respondentes é importante, valorize a presença de cada um. Ainda durante o rapport, seja objetivo e transparente em relação à técnica, explique como o trabalho funciona e não deixe dúvidas no que tange ao sigilo e anonimato dos respondentes. E tenha em mente que lançar mão do bom humor é sempre uma escolha assertiva quando se quer estabelecer um ambiente amigável! 

4- Realize um quebra-gelo: um quebra-gelo pode ser o melhor aliado de um moderador, pois facilita a entrada dos participantes no andamento da sessão e no clima do grupo. Começar pedindo a todos que se apresentem rapidamente, dizendo o primeiro nome ou a forma como gostam de ser chamados, onde moram, sua profissão, etc., pode ajudar a torná-los mais confortáveis uns com os outros e mais dispostos a emitir respostas e opiniões verdadeiras.

5- Estabeleça as regras no início da sessão: o moderador deve começar o grupo focal revisando algumas regras básicas e fazendo todas as combinações, como relembrar a duração do grupo, o que será incluído na sessão e dizer aos respondentes, por exemplo, que eles precisam desligar seus telefones. No caso de sessões que ocorram em uma instalação com sala de espelho, o moderador deve informar aos participantes sobre o fato de que a sessão será gravada e filmada, independente de o recrutamento já ter feito tal alerta. Explique também a existência e o porquê da sala de espelho. Informe-se sobre os Códigos de Conduta da Esomar, organização que representa os interesses da área de pesquisa e insights em nível internacional. 

6- Inclua uma variedade de exercícios: sempre tente variar os exercícios para manter o interesse e o envolvimento entusiástico entre os participantes. Um exemplo disso podem ser escalas de classificação, representação de papéis ou associação de palavras objetivando manter a sessão variada. Manter a atenção dos entrevistados pode ser especialmente crítico em um grupo focal mais longo, que pode ser executado no tempo de duas a duas horas e meia, em oposição a uma sessão mais típica de 90 minutos. 

7 - Modere sem participar do grupo: é imprescindível que o moderador permaneça neutro e evite fazer perguntas que possam induzir ou influenciar as respostas do participante. Lembre-se de que o trabalho é guiar a discussão e mantê-la focada, e não participar da mesma ou dominá-la. Jamais emita juízo de valor sobre qualquer assunto ou participante. Fique sempre atento à sua linguagem não verbal, pois assim como você observa todos os participantes, esses também observam o moderador e se influenciam automaticamente por alguma expressão facial que denote julgamento ou desinteresse. E por ser de extrema importância este aspecto, atente à dica seguinte. 

8 - Observe sua linguagem não-verbal: como moderador em um grupo focal, não é apenas o que você pergunta, mas como você pergunta e como ouve que dará crédito e validará a técnica. A sua linguagem corporal e postura devem demonstrar aos participantes que você está interessado no que eles têm a dizer. Ouvir atentamente e fazer contato visual ajuda os participantes a entenderem que você considera a contribuição de cada um valiosa, o que os incentiva a compartilharem ainda mais suas opiniões, sentimentos e percepções.

9 - Impeça a co-moderação: tenha em mente que você é o moderador, portanto não permita que algum participante mais articulado assuma esse papel junto com você ou até mesmo por você. É importante ficar atento desde o início da sessão e identificar aqueles entrevistados mais falantes e influenciadores. Deixe claro desde o princípio que, visando promover a participação de todos, aqueles respondentes mais tímidos e retraídos serão mais estimulados, assim como aqueles mais falantes serão contidos em determinados momentos, justamente para que não influenciem ou inibam a participação dos demais. Dessa forma, você estará mostrando ao grupo que você detém a liderança. Assuma o seu papel de líder sem titubear, demonstre firmeza e autoconfiança sempre!

10 - Faça perguntas abertas: embora você seja orientado por um guia de discussão, nunca aceite respostas como um mero “sim” ou “não”. Sempre peça para que os participantes expliquem seus posicionamentos. O moderador deve ter o cuidado de formular perguntas de uma forma que incentive os participantes a elaborar suas respostas e evite enganá-lo, como por exemplo, dando uma resposta do tipo “eu concordo com fulano”. Nesse caso, deve-se perguntar o motivo pelo qual ele concorda com tal participante. 

11 - Sempre busque clareza: nunca, em hipótese alguma, suponha que você sabe o que o participante quer dizer. Se houver qualquer dúvida, pergunte, peça para que ele lhe explique a própria opinião, por mais óbvia que “pareça” ser. Sempre investigue o entrevistado para obter uma compreensão mais clara do que ele ou ela está tentando dizer.

Para além dessas dicas, esteja sempre preparado para solucionar problemas; seja bom em lidar com imprevistos; aguce sua curiosidade; previna-se e busque informações sobre cada tema a ser investigado; aprofunde seus conhecimentos em estudos qualitativos; capacite-se cada vez mais; acredite e defenda essa ou qualquer outra técnica que for utilizar, pois somente com muita dedicação e paixão é que se faz um profissional bem sucedido. 
Conheça nossos cursos

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.